10 Dicas de SEO: Melhore o Posicionamento do seu Site

Se você lida com blog ou site já deve ter notado que não é tão fácil fazer com que seus artigos apareçam nos mecanismos de busca, e dessa forma possa receber visitas através de tráfego orgânico. Sabemos também que o tráfego é a base de um negócio, porém, a menos que queira ter que gastar com anúncios para gerar visitas em seu site, eu recomendo que leia esse artigo sobre como melhorar o posicionamento do seu blog ou site nos mecanismos de busca utilizando técnicas de SEO.

Confira 10 dicas sobre SEO que vão otimizar o seu blog ou site para os mecanismos de busca:

O que é SEO?O que é SEO?

SEO, sigla inglês para “Search Engine Optimization”, nada mais é do que uma ferramenta essencial para otimizar o conteúdo do seu blog/site para os mecanismos de busca como Google, Yahoo, Bing, etc.

SEO tem a função de facilitar o posicionamento do seu artigo para que ele apareça nas primeiras páginas dos mecanismos de busca. Quanto melhor for o SEO em seu negócio, mais chances ele tem de ficar na primeira página do Google e assim receber milhares de visitas através de tráfego orgânico. E quanto mais visitas seu site receber, mais chances de gerar conversões.

Abaixo seguem as 10 dicas de SEO:

1. Site Responsivo

Muitas pessoas hoje em dia estão navegando na internet através do celular, então se você quer que o seu site seja indexado no Google é essencial que ele tenha um template responsivo que se adapte a qualquer resolução de tela, seja um computador, tablet ou smartphone.

2. Conteúdo de Qualidade

O que faz o seu blog ou site tornar-se destaque é o conteúdo que é postado nele. Sempre busque fazer um conteúdo que venha a ajudar alguém que esteja enfrentando um problema, e que acabe encontrando seu artigo e a resposta para esse problema nele, desse modo seu site vai ter um melhor posicionamento e aquele usuário tende a retornar outras vezes em busca de novos artigos.

3. Palavras-chave

Sempre que for criar um artigo, procure por palavras-chave que sejam relevantes e que tenham muita demanda. O Google disponibiliza uma ferramenta de palavras-chave no qual você pode fazer a análise Demanda x Concorrência dos termos de pesquisa relacionados ao tema do seu site.

4. Título das Imagens

Sempre que for incluir uma imagem dentro de um artigo, coloque no título (alt) dessa imagem o título do artigo, ou, a palavra-chave. Sua imagem pode acabar parecendo na guia de imagens do Google, e alguém pode acabar visitando o seu site através dessa procura.

5. Titúlos e Subtítulos: Corpo do Artigo

O primeiro título (h1) precisa ser chamativo, que explique para o usuário sobre o que se trata e sobre uma possível solução para aquele problema.

Sempre monte um Título Secundário (h2), e nele é essencial que você coloque a palavra-chave em foco. Você pode estar se baseando nesse artigo, por exemplo, onde existe o título primário “10 Dicas de SEO: Melhore o Posicionamento do seu Site” e o título secundário “O que é SEO?”, ambos com a palavra-chave.

Exemplo de estrutura de um artigo:

H1TÍTULO 1º – ASSUNTO E SOLUÇÃO

H2TÍTULO 2º – RELACIONADO A PALAVRA-CHAVE

H3CONTEÚDO SOBRE A SOLUÇÃO DAQUELE PROBLEMA

Quanto mais organizado for o seu artigo, mais fácil ele tende a aparecer nas primeiras páginas do Google.

6. Tamanho do Artigo

Um fator que conta na hora do Google decidir qual artigo deve aparecer na primeira página é a quantia de palavras que aquele artigo possui. Mas calma lá, não basta simplesmente colocar qualquer palavra e achar que vai aparecer porque não vai!

O Google analisa cuidadosamente cada artigo e quanto mais explicativo e maior ele for, o Google entende que mais completo ele é e portanto ele deve ser apresentado para outras pessoas.

Qual o tamanho ideal?

A quantia mínima é de 300 palavras. Um artigo bom varia de 500 palavras até 1.500 palavras. Um artigo com mais de 1.500 palavras é um artigo que o Google prioriza, porém, esse artigo precisa ter um conteúdo super excelente que resolva todos os problemas daquele determinado usuário, caso contrário não adianta de nada.

7. Nicho do seu Negócio

Como expliquei na 3º dica sobre a ferramenta que o próprio Google disponibiliza gratuitamente para análise Demanda x Concorrência dos termos de pesquisa, você pode estar usando ela para pesquisar a demanda de termos relacionados ao seu nicho e assim poder analisar a quantia de buscas que ela está recebendo.

Você pode estar usando todas essas técnicas de SEO e acabar não tendo um excelente resultado, isso ocorre porque você pode estar trabalhando com um nicho que não possua muita demanda, e assim não gerando muito tráfego orgânico mesmo seu site estando no Google.

8. Sitemap XML

É de fundamental importância que você possua um mapa do seu site em XML. Esse mapa vai facilitar a indexação de todo o seu site nas buscas do Google. Existem sites e plugins geradores de sitemaps em XML.

Um plugin de SEO para WordPress que eu recomendo e cria um sitemap se chama: Yoast SEO.

9. Links Internos

Quanto mais links internos redirecionarem para o seu site, maiores são as chances do Google encontrar suas páginas e ranquear elas. Para isso, sempre que for criar um artigo procure colocar links em palavras que redirecionem o usuário para outras páginas do seu site, assim como também é importante você comentar (de maneira controlada) em sites de outras pessoas que sejam do mesmo nicho que o seu. Isso mostra pro Google que o seu site é relevante e que merece ser destacado.

10. URL do artigo

É super importante que a url do seu artigo contenha uma frase sugestiva do assunto que irá ser tratado ali e para onde o usuário irá ser redirecionado quando clicar. Por exemplo:

Url não amigável: 

https://futuronegocio.com.br/noticia.php?id=827

Url amigável:

https://futuronegocio.com.br/10-dicas-de-seo-melhore-o-posicionamento-do-seu-site

Outro fator importante é você sempre colocar a palavra-chave em foco na url, no caso do exemplo, a minha palavra-chave em foco é SEO e está especificada junto com o assunto abordado.

Espero ter te ajudado nesse artigo. Qualquer dúvida deixe seu comentário. Para receber conteúdos como este em seu e-mail, assine a newsletter do Futuro Negócio, ao final desta página. Até a próxima!

Marcos Coelho

Meu nome é Marcos Coelho e meu objetivo aqui é ajudar todos aqueles que procuram ter uma melhor condição financeira através do seu próprio Negócio Online.

Website: https://futuronegocio.com.br/

3 Comentários

  1. Show de bola cara seu blog, ta no caminho certo continue assim!

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