10 Dicas Para Você Montar o Seu Próprio Negócio

10 Dicas Para Você Montar o Seu Próprio Negócio

Montar um negócio do zero é um mito para muita gente. Muitos acreditam não ser possível com quase nenhum dinheiro abrir o próprio estabelecimento e ficar rico. Mas, a história vem nos provando que está cada vez mais fácil esse sonho se tornar realidade, desde que o empreendedor mantenha o foco e seja ousado.

Porque, acima de tudo, abrir um negócio do zero é se arriscar, apesar de todas as dicas que nós te daremos aqui. Principalmente no ramo da beleza, onde há uma grande variedade de negócios e públicos, embora isso não garanta o sucesso de cada loja ou salão de beleza inaugurados pela cidade.

Por isso mesmo você deve ficar atento a essas dicas que iremos te dar, pois o mercado pode ser uma maravilha, assim como pode ser desastroso para você. Tudo depende da sua postura.

1. SAIBA BEM O QUE VOCÊ QUER ANTES DE ABRIR UM NEGÓCIO DO ZERO

Antes de sair por aí querendo abrir um negócio de todo jeito, saiba bem o que você quer, porque ser empreendedor dá muito trabalho e exige muita dedicação da sua parte. Logo, tenha certeza de que é algo que vale muito a pena ser feito.

Pesquise bem as suas áreas de afinidades e veja qual é a posição mais confortável e que também seja lucrativa para você. É importante ter isso em mente, pois a realidade de empreendedor pode ser muito dura a partir do início até a chegada da consolidação.

2. PESQUISE BEM O MERCADO

Além de saber o que você quer, saiba o que o mercado está pedindo. Isso auxilia muito na configuração de um negócio rentável. Se você pesquisar bem, irá encontrar padrões que podem te auxiliar a criar e a manter o negócio.

Veja quais são as brechas existentes. Pare e pense em algo que faz falta a você no dia a dia, mas que não consegue encontrar nada parecido ou funcional o bastante no mercado.

Fique atento para isso, essas são as melhores maneiras de criar algo útil, bacana e popular.

3. PRODUTIZAÇÃO DE UMA PAIXÃO

Sabe uma maneira muito legal de viver? Com certeza que sabe. Viver da sua paixão. Você tem uma, não é? O seu time, uma banda, um instrumento musical, a natureza, enfim, cada um tem aquela coisa que o faz brilhar os olhos.

O desafio aqui é: crie um produto dessa paixão. Que tal tentar bolar uma ideia de produto em cima disso que você tanto ama? Por exemplo, se você é apaixonado pela natureza, porque não tentar abrir uma loja com artigos de trekking, caminhada, acampamento, coisas do tipo?

Funciona da mesma forma com o ramo da beleza. Se você tem uma paixão indescritível por cabelos e moda, que tal começar um negócio voltado para a indústria capilar?

Produtize a sua paixão e você terá um motivo para acordar todos os dias e se esforçar como nunca.

4. CRIE UM SITE E UM BLOG

A comunicação é essencial para um negócio criado do zero hoje em dia. Para isso, você precisará ter um site e um blog. Um site para ter tudo o que é relacionado ao seu produto e um blog para você se comunicar com o seu público-alvo.

E daí você se pergunta o motivo para criar isso se nem clientes tem ainda, ou melhor, nenhum consumidor a vista. O motivo é que você precisa estar preparado para quando eles chegarem. E a melhor forma de fazer isso é antes de eles chegarem, não é?

Então, crie um site e um blog.

5. CRIE ANÚNCIOS E UMA SQUEEZE PAGE

Provavelmente você terá que desembolsar uma quantia aqui, mas nada expressivo. Faça anúncios no Facebook e monte uma squeeze page. O que seria uma squeeze page? Uma página de captura. Captura de quê? Do e-mail do consumidor que se tornou num cliente em potencial.

Explicaremos melhor. Digamos que você criou um anúncio. Através dele você não vai gerar venda, vai gerar relacionamento. E com isso, quem clicou é redirecionado para a página de captura, onde será pedido o e-mail da pessoa em troca de um e-book, por exemplo, grátis, falando sobre o seu produto e dando dicas práticas que possam melhorar a vida da pessoa.

Aquela velha história de que “quem quer rir tem que fazer rir”. Você dá o e-book, a pessoa dá o e-mail, você manda e-mail periódicos para ela e assim cresce o relacionamento até ela comprar.

6. APROVEITE O RELACIONAMENTO COM O CLIENTE PARA MELHORAR SEU PRODUTO

Você até agora não intimou ninguém para a compra. Melhor ainda. Com isso você vai poder formular o produto do jeito que os clientes em potencial querem. Então, faça questão de fazer perguntas ou até mesmo questionários.

Não deixe passar essa oportunidade.

7. UTILIZE FERRAMENTAS GRATUITAS

O Google facilitou bastante para quem quer tudo de graça. Com o Google Drive e seus aplicativos, ficou muito mais fácil e legal ter um escritório virtual. Utilize-os bastante, eles serão muito úteis.

Aproveite o Skype, o Hangout e o Facebook para fazer reuniões. Há o Evernote, o Remember the Milk, o Trello e o Google Keep para você organizar sua vida. Todos são aplicativos gratuitos e que podem te auxiliar bastante. Não economize neles.

8. CHAME O CLIENTE EM POTENCIAL PARA A COMPRA

Quando o relacionamento estiver construído, chame o cliente em potencial para o ato da compra. Ele já vai estar familiarizado com o seu produto e vai entender que aquilo vai ser bom para a beleza dele.

Para isso dar certo, é importante que você tenha uma landing page, uma página onde o cliente só poderá fazer duas coisas: comprar ou sair. Lá haverá a descrição do produto, reviews e até mesmo um vídeo para explicar melhor.

9. CONTINUE SE RELACIONANDO

Não apenas com os clientes, mas com profissionais da mesma área ou de áreas similares. Isso é o que vai te impulsionar, já que não há um investimento por trás.

Sempre mantenha o relacionamento com o cliente em primeiro lugar, esteja atento às suas possíveis reclamações e elogios e sempre perceba o que pode ser tirado de bom das sugestões deles.

A mesma coisa faça com outros profissionais. Essa é uma ótima oportunidade para criar parcerias e levar o seu nome mais adiante e para terrenos desconhecidos, ampliando o marketing do seu negócio.

10. FAÇA O DINHEIRO GIRAR

Ter um capital de giro é importantíssimo, mas não somente isso. Crie um fundo de reserva e um fundo de investimento. Vai ser muito necessário para qualquer problema que você tiver no futuro.

O dinheiro tem que girar, mas também tem que permanecer no seu caixa. Não é porque você investiu pouco e teve um retorno excelente que poderá sair gastando tudo por aí.

Siga esses conselhos e você conseguirá criar um negócio do zero ou quase do zero bem lucrativo.

Espero ter te ajudado nesse artigo. Qualquer dúvida deixe seu comentário.

10 Dicas Para Você Montar o Seu Próprio Negócio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *