O que é Bitcoin?

As bitcoins estão na moda. Cada vez mais se ouve falar delas e cada vez mais são aceitas em transações por todo mundo. Mas o que são bitcoins? É seguro? É investimento? Vale a pena?

Os objetivos deste artigo são:

  •  Explicar, resumidamente, o que são bitcoins;
  • Analisar seu uso como moeda e como investimento.

O que é bitcoin?

O termo “bitcoins” tem origem em dois outros termos:

  • bit: unidade de medida informacional baseada em “0” e “1”, utilizada em todo sistema computacional digital;
  • coins: moedas, em inglês.

Portanto, apropriando-se dos termos podemos definir bitcoins como uma moeda digital, virtual.
Muito tem se falado de que as bitcoins irão revolucionar a história das transações comerciais, que seriam o futuro, extinguindo as moedas das nações mundiais.

Moeda virtual é novidade?

O conceito de moeda virtual é mais antigo que as bitcoins. Na verdade, hoje, podemos afirmar que o estoque de moeda virtual é infinitamente maior que o de moedas impressas.

As moedas virtuais estão representadas nas contas correntes e de poupança dos bancos, nas faturas do cartão de crédito, nas ações sem emissão de certificados em papel, etc.

Mas então, o que diferencia a moeda virtual existente hoje das bitcoins? Enquanto as moedas virtuais dos bancos há toda uma legislação e regulamentação que ditam o que pode e o que não pode ser feito, as bitcoins são livres de interferência de qualquer governo mundial e não possuem nenhuma instituição financeira ou governamental dando garantia da veracidade das transações. Todo o controle é feito de forma descentralizada através da Block Chain.

Vale frisar que a bitcoins não é a única moeda virtual existente. Há ainda outras como litecoins, peercoins, etc. A bitcoins leva a vantagem de ser a mais conhecida e considerada mais segura.

Bitcoins é investimento?

Não na forma que estamos acostumados a entender o que é um investimento. A legislação brasileira, inclusive, não considera as moedas virtuais como ativos reais (o que não quer dizer que a Receita Federal não queira seu quinhão, caso você obtenha lucro com elas).

Mas se enquadramos nessa categoria, as moedas virtuais seriam como qualquer outra moeda estrangeira. A troca de reais por bitcoins, ou vice-versa, seria uma espécie de câmbio. Os riscos, por sua vez, seriam os mesmos, porém, majorados pela menor credibilidade e maior volatilidade quando comparado com outras moedas reais como o dólar ou euro.

Vale a pena investir em bitcoins?

A quantidade de transações comerciais com bitcoins vem aumentando ao longo do tempo:

Assim, o preço da moeda virtual também tem sofrido variações ao longo do tempo:

Atualmente uma Bitcoin está valendo mais de R$ 1.000,00 reais, porém, esse valor pode mudar a qualquer momento. Para se conseguir uma Bitcoin pode levar até anos.

Espero ter te ajudado nesse artigo. Qualquer dúvida deixe seu comentário.

O que é Bitcoin?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *