Vantagens e Desvantagens de Trabalhar Em Casa

Vantagens e Desvantagens de Trabalhar Em Casa

Trabalhar em casa e ganhar dinheiro é o sonho de muita gente! O fato de acordar sem pressa e não pegar trânsito. Trabalhar quando e de onde quiser encanta qualquer um! Mas engana-se aquele que acha que trabalhar de casa é mais fácil. Trabalhar de casa além de exigir esforço e dedicação, vai exigir também maior disciplina e organização.

Se você precisa ganhar dinheiro, mas tem que ficar em casa por algum motivo. Ou porque quer ficar mais tempo com os filhos, ou porque você tem que cuidar de alguém em casa. Ou ainda, você acabou de ficar desempregado e agora quer ter seu próprio negócio, mas não tem dinheiro para investir. Saiba que a tarefa não é nada fácil, mas tem suas vantagens.

Quais as vantagens de trabalhar de casa?

Ora… ora, falar das vantagens de trabalhar em casa é muito prazeroso. Acredito que todos os trabalhadores sonham com isso. É claro que as vantagens comentadas aqui são analisadas de uma ponto de vista geral. Algumas vantagens podem ser desvantagens para algumas pessoas. Então cabe a você decidir o que é vantagem ou não no momento de se trabalhar.

Horário flexível:

A flexibilidade de horário é uma das melhores questões. Trabalhando em casa você decide em que momento acordar, em que momento começar a trabalhar e em que momento parar de trabalhar. Com uma rotina de trabalho bem organizada, garanto que sobrará muito mais tempo com a família. Sem falar na possibilidade de trabalhar de qualquer lugar, o que te deixa mais disponível para curtir uma viagem.

Trânsito e congestionamentos:

As questões de trânsito, congestionamento, estacionamento, atrasos e o estresse dos horários apertados não serão problemas trabalhando de casa. Sem falar do tempo perdido com a ida e a volta para o trabalho. Trabalhar de casa aumenta consideravelmente a sua Qualidade de Vida.

Ter uma melhor Qualidade de Vida:

Uma vida com menos estresse no trânsito, horários mais flexíveis, mais tempo com a família, disponibilidade de viajar, se alimentar bem, trabalhar e estar perto dos filhos ao mesmo tempo, são inúmeros os ganhos com Qualidade de Vida.

Tempo:

Com disponibilidade de horários, sem perder tempo no trânsito, sobra tempo para viver! Mesmo com a pausa para dar uma atenção as crianças, ir ao mercado, resolver alguma pendência doméstica, entre outras coisas. Depois você pode fazer sua hora extra em casa mesmo, trabalhar até a madrugada sem o medo de estar na rua.

Produzir mais, com menos interrupções:

Isso inclui os dias em que a pessoa não está se sentindo bem para ir ao trabalho — algumas doenças não são impedimento para se trabalhar em casa. Tudo o que é preciso está por perto;

Ter seu próprio negócio:

Hoje em dia é perfeitamente viável ter um negócio lucrativo na internet, sem muito custo e com toda a comodidade de se trabalhar de casa. Saiba mais sobre ter um negócio on-line.

Possibilidades de ganhos altos:

Com seu próprio negócio on-line, as limitações dos seus ganhos podem variar de acordo com o seu trabalho. O seu esforço pode ser proporcional ao seu salário, ou seja, quanto mais você trabalha, mais você poderá ganhar.

Economia:

Aqui temos um certo ponto de equilíbrio, apesar das contas em casa aumentarem um pouco quando trabalhamos de casa, por outro lado economizamos em transporte, estacionamento, alimentação fora de casa e por aí vai.

Quais as desvantagens de trabalhar de casa?

Da mesma forma que uma vantagem pode ser uma desvantagem para alguém, uma desvantagem pode ser uma vantagem. Então não há limites e nem regras, tudo vai depender de como vai se adaptar!

Distrações e falta de foco:

Da televisão as pessoas com quem você mora, tudo pode vir a ser uma distração. Todos devem se conscientizar de que apesar de estar em casa, você está trabalhando. Esse é a pior das desvantagens.

As prioridades das crianças podem se tornar maiores que a do trabalho, porque elas gritam ou choram. A família pensa que, “como você não está trabalhando”, tem tempo para tudo, incluindo lavar a louça e a roupa e arrumar a bagunça da noite anterior.

Rotina de trabalho mais organizada:

Apesar de ter flexibilidade de horários, você vai ter que fazer um esforço muito grande para se organizar e se disciplinar quanto ao seu trabalho. Afinal você terá tarefas e prazos a cumprir, mesmo trabalhando fora do escritório.

Gerenciamento do tempo:

Assim como a rotina de trabalho, você deve gerir bem o seu tempo. As tarefas devem ser concluídas, certamente terão prazos e você tem que cumpri-los. Da mesma forma, não adianta gastar todo o tempo que ganhou trabalhando de casa, com o trabalho. Saiba gerenciar o seu tempo!

Interação com os colegas:

Não ter relacionamento cotidiano com os colegas e com os superiores hierárquicos. Para quem já esta muito acostumado com isso, pode acabar sentindo falta. Sem falar na ajudinha de alguns colegas com certas tarefas a fazer. Pelo menos nisso a tecnologia pode ajudar.

Vantagens trabalhistas:

Quem pretende abrir seu próprio negócio em casa, vale um alerta sobre alguns direitos que conquistamos quando estamos empregados. Plano de Saúde, auxílio transporte, auxílio alimentação, tempo de contribuição ao INSS, entre outros são elementos que devemos levar em consideração e fazermos as contas.

Risco por não ter um salário fixo:

Quando falamos de abrir um negócio, principalmente on-line, falamos também de todos os riscos que um negócio pode ter. Sem dúvida um dos mais importantes é a possibilidade de não termos um salário estipulado mensalmente. É lógico que também não temos limites de quanto poderíamos ganhar, mas pensar somente no lado bom pode ser decepcionante depois.

Um negócio, seja ele on-line ou não, pode ter um sucesso ou fracassar. Ou ainda, pode ser um sucesso durante um tempo e acabar depois. De qualquer forma é bom estarmos preparados.

Espero ter te ajudado nesse artigo. Qualquer dúvida deixe seu comentário.

Vantagens e Desvantagens de Trabalhar Em Casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *